terça-feira, 30 de setembro de 2014

Diferença entre as lutas saudável e doentia

Na palestra Pw 114, o Guia aborda a diferença entre a luta saudável, que renova a força interior e a luta doentia, que é a que exaure o ser humano. "A luta saudável é um componente da atividade descontraída e da capacidade de aceitar a derrota; de metas bem definidas com motivações saudáveis; a preocupação com a questão em si, em vez de usar essa questão como subterfúgio para encobrir desvios psicológicos ocultos." (Pw 114)



"Na luta saudável a pessoa nunca luta contra si mesma. Superar impurezas e imaturidade não significa lutar contra si mesmo mas, como vocês sabem, deixar que esses aspectos aflorem à consciência para poder entendê-los melhor e aceitá-los. É dessa forma, e não lutando contra, que se supera o que é perturbador e destrutivo." "Permitir que aflore o que está em vocês não requer esforço nem luta." (Pw 114)



"O homem usa todo o seu poder para resistir e lutar contra tomar consciência do que está nele. Estanca constantemente o fluxo de suas emoções. Essa é a luta doentia. Se ele desistisse disso, poderia lutar onde é útil, significativo e produtivo. Sempre que a energia é usada no canal apropriado, ela se recompõe e se regenera automaticamente." (Pw 114)


Dica: "A luta saudável não contém nenhuma ansiedade, nem medo, nem incerteza, nem dúvida. Sempre que vocês lutam por uma meta aparentemente saudável, mas percebem alguma dessas emoções negativas, podem saber, só por esse fato, que de alguma forma existe uma luta doentia. De alguma maneira oculta, vocês estão lutando contra si mesmos... É nesse momento que vocês precisam parar de lutar e permitir que o fluxo das emoções ocultas aflore à consciência." (Pw 114)


Trechos da Pw 114 do Pathwork
Imagens do Google