terça-feira, 31 de março de 2015

Deus: mito ou verdade?

Quero iniciar as postagens do ano com um tema vivo em minha experiência. Há muito tempo, procuro conhecer Deus, confirmar Sua existência, entender Sua lógica, sentir Sua Presença. Hoje, depois de muitas experiências, entendo o que religiões e filosofias a que tive acesso, tratam como experiência pessoal com Deus. Deus: Mito ou Verdade? Acredito que a gente só sabe, quando experimenta, vivencia, degusta. Claro que quando ouvimos e nos sintonizamos com as palavras das pessoas queridas mais sábias e iluminadas que já passaram por experiências significativas e nos falam da Verdade, mesmo que não tenhamos lembrança consciente das nossas próprias experiências com Deus, nos conectamos com a Verdade. Mas a mente volta a fazer vários questionamentos e por mais que ouçamos e leiamos, continuamos a dizer não a essa experiência prática pessoal.



Entendo que nossa maior batalha com essa questão não é com Deus e a Verdade de sua Existência e sim com o que acreditamos que possa ser Deus, em nossos conceitos e imagens, que mais dificultam a disponibilidade para a nossa experiência vivencial. Foram muitos séculos de distorções, são muitas imagens míticas a povoar nosso imaginário tanto coletivamente, como individualmente. É preciso disposição para deixar morrer Deus, como o concebemos até aqui e abrir espaço para Sua Manifestação em nossas vidas, como é em verdade.



"Assim como a planta se volta para o sol, os homens se voltam para Deus, muitas vezes tão inconscientemente, como a planta procura por luz e calor. Somente quando vocês tiverem encontrado Deus dentro de vocês mesmos, seus corações estarão tranquilos e sua vida fará sentido com todos os quebra-cabeças que ela representa, porque deixará de ser um ponto de interrogação para você." (pw 028)
O medo que temos de nos abrir para essa experiência, tem por base as ideias, conceitos e imagens quase sempre equivocadas ou no mínimo limitadas. Lembro das vezes em que quis tanto acreditar no que li em algumas das palestras sobre a benignidade da Vida e de Deus e o "querer acreditar" já me sinalizava um grande engano e falta de fé. Quantas vezes achei que era melhor confiar em mim mesma do que em Deus?!



O Guia ensina na palestra 028 que precisamos passar pelo eu inferior para chegar a Deus, que é como cavar sua própria lama, até chegar a seu tesouro. Tenho ouvido muitas palestras de Sri Mooji e é inspirador ouvir suas palavras, ele confirma o que o Guia afirma muitas vezes de que a experiência de Deus está disponível para cada um de nós aqui e agora. Mooji ensina que o garimpo é se permitir estar presente, observando-se, percebendo-se como a Presença Eu Sou, além do corpo, do que penso, do que sinto, do que faço, da imagem que tenho de mim, além da importância que dou a meu eu-ego.



Deus é Verdade e pode ser mito, se você assim preferir. Está em suas mãos se permitir expandir para perceber a verdade até onde quiser, dentro do que lhe é possível. E sempre você pode receber ajuda para estar em Verdade. Você não precisa se contentar apenas com a casca, o fruto é todo seu. É nossa escolha nos restringir à superfície.






Nenhum comentário:

Postar um comentário