Esse mês tive duas conversas diferentes com duas pessoas muito queridas para mim, irmão e pai e o tema "matéria x espírito" foi citado nas duas situações. Daí a inspiração para essa postagem.
Ideias e crenças que reforçam a oposição entre matéria e espírito existem há milênios, e estejamos conscientes ou não, afetam nossos pensamentos, comportamentos e escolhas. Hoje quero trazer uma abordagem que o Pathwork faz sobre o tema para refletirmos como isso se aplica em nossa realidade diária e percebermos o que pode haver por trás dessa dualidade.
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"A luta humana se manifesta na tentativa de superar os obstáculos que vêm da falta de consciência. E falta de consciência significa não realidade, não verdade. A não verdade gera sofrimento. Usando outros termos, podemos expressar essa situação como uma luta entre o espírito e a matéria. A humanidade tem procurado dominar a matéria de muitas maneiras. Mas, em última instância, o significado é sempre o domínio sobre a não verdade - em vocês, pessoalmente. Somente quando vocês adquirem consciência da sua não verdade, não da inverdade geral, podem finalmente superá-la." (Pw 95) Sugiro a leitura desse trecho da palestra nº 95, mais de uma vez, e talvez até a leitura da palestra na íntegra, para uma compreensão pessoal. Vou expor minha interpretação logo abaixo.
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Entendo essa afirmação da seguinte forma: a luta entre matéria e espírito revela a indisposição pessoal de cada um em ver e encarar o que não está em seu domínio e no entanto é a verdade da existência. O Pathwork nesse trecho está associando verdade com consciência e espiritualidade, e "não verdade" com matéria. Na palestra nº 10, informa que a realidade que vivemos na terceira dimensão é apenas uma projeção de nossas crenças, imagens e reações emocionais. A verdade é a vida espiritual, a consciência. Então destaca a importância do trabalho pessoal em observar-se com a intenção de reconhecer aspectos que ainda estão inconscientes ou subconscientes para desprender-se e desapegar-se dos ciclos de ignorância e auto-alienação.
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