Há formas de funcionar e tudo bem que seja assim desde que você saiba disso e não esteja apenas emitindo respostas condicionadas a padrões mentais, ou pelo menos que esteja consciente de que está fazendo exatamente isso. Estou agora, neste exato momento, revoltada. Incomodada com a atitude de pessoas que se acomodam diante da possibilidade de realizar suas tarefas, da retração perante um desafio, de um recolhimento para um chamado da vida. Então, vou aproveitar e fazer o passo a passo do que aprendi, através do Pathwork, para usar o aqui e agora como exemplo vivo do autoconhecimento.
Primeiro passo: olhar para isso que me incomodou nos outros como sendo meu também. Então me pergunto: onde está essa acomodação em mim? onde está essa retração e recolhimentos? humm, sim, já identifiquei e estou respirando. Quero disponibilizar essa dica: você não é obrigada (o) a partilhar nada, você faz isso quando quiser e para quem quiser, mas nunca deixe de querer saber a verdade para si mesmo. Então, o respirar ajuda a abrir espaço para essa verdade que pode ser incômoda no momento. Estou respirando. Quanto mais específico a gente é, melhor. Estou tentando identificar bem especificamente em que circunstâncias isso está acontecendo comigo. Tudo bem, acho que já identifiquei, respiro e relaxo.
Agora é o seguinte: você vai saber qual é o melhor próximo passo. Se o sentimento de revolta dentro de você acalmou, continue respirando e se observando, você vai alcançar outras paisagens. Se você ainda está agitado pergunte: "o que é mais que você quer me dizer?", e escreva o que sair... mesmo que ainda esteja direcionado a outras pessoas... esvazie no papel até que possa se voltar para si, para seu interior. E saiba que está tudo bem. No meu caso já estou bem relaxada, não que tenha sido agradável perceber onde estou paralisada, há um medo que me impedia até de reconhecer o próprio medo. Mas respirar aceitando esse aspecto de acomodação e retração em mim, me permitiu ampliar meu espaço interior. E estar escrevendo isso aqui, no exato momento em que estou vivenciando o processo, me permitiu levar vida e claridade a essa área obscura. Gratidão! Ah sabe porque comecei falando da questão de forma de funcionar, é que percebi que muitas vezes a revolta funciona para mim como um impulso para mudar algo que já está ultrapassado. #mudançaÀvista!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário