quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Motivação inconsciente dos desejos


"Sempre que a capacidade de desejar é obstruída, consciente ou inconscientemente, não se consegue atingir a satisfação. Por fora, vocês podem desejar uma satisfação específica com todas as forças, mas por dentro estão envolvidos alguns fatores inconscientes que impedem a realização desse desejo."





Vamos tratar da diferença entre as motivações por trás dos desejos, como aspectos impeditivos da realização dos desejos válidos. Não vamos tratar aqui dos desejos destrutivos, obviamente doentios. E sim das distorções doentias dos desejos válidos, algo mais sutil que acontece nas regiões mais profundas da mente e da alma. "As motivações doentias e tensas estão sempre ligadas ao medo."





"Quando você deseja uma coisa por ela mesma, esse desejo é saudável. Mas quando você deseja uma coisa como um meio para obter um fim, esse desejo pode ser doentio. Se for esse o caso, o desejo automaticamente se torna tenso. Ele passa a ser uma necessidade, e portanto o medo vem no seu rastro. Vou dar um exemplo: se você deseja segurança financeira pelo prazer de desfrutar esse estado, isso não é doentio. No entanto se você deseja segurança financeira para impressionar outras pessoas, ou para mitigar um sentimento de inferioridade, então esse desejo é doentio."





"Quanto mais você se desenvolve, mais forte se torna sua consciência, e mais ela registra acuradamente quando uma motivação é errada e portanto coloca inibições no caminho. Com uma pessoa menos desenvolvida, esse processo da consciência pode estar ausente. Portanto sua capacidade de desejar pode funcionar mesmo que a motivação seja impura."





O círculo vicioso da consciência é: como a psique sabe das motivações doentias, se nega a realização do desejo. A não realização reforça a crença de não merecimento e da necessidade de um esforço redobrado. E essa atitude empurra novamente as motivações doentias para a gaveta do inconsciente. "A única maneira de quebrar o círculo vicioso é vocês começarem a se enxergar claramente, suas motivações, seus desejos e o que vocês realmente querem conseguir através deles. Encarem-se claramente, com toda a honestidade possível."


Trechos da Pw 056
Imagens do Google







Nenhum comentário:

Postar um comentário