sexta-feira, 5 de julho de 2013

Você sente ou pensa o que sente?


"Por muito tempo na história da evolução a razão parece a salvação, a graça salvadora, aquilo que controla, contém e domina o reino dos sentimentos." (Pw 165)


Por medo de vivenciar a "destrutividade" das emoções desagradáveis como raiva, medo, angustia, muitas vezes, pensamos nossos sentimentos em vez de senti-los. Há um equívoco, muitas vezes inconsciente, de que se admitirmos que estamos sentindo tais sentimentos estaremos atuando através deles. A admissão é a consciência do estado interior. É o primeiro passo para qualquer mudança significativa.







"Quanto mais os sentimentos são negados, menos podem os sentimentos destrutivos transformar-se para o seu estado original." (Pw 165)


Negar a realidade momentânea nos parece a melhor saída, em determinadas ocasiões. É como se ao negarmos essa destrutividade, estivéssemos nos livrando dela. No entanto o que acontece é que apenas estamos varrendo a poeira para baixo do tapete. Ela não deixa de existir, ainda está lá e em algum momento sua rinite vai te lembrar de que a limpeza ainda está aguardando sua atenção.






"Ao invés de dominar, limitar, conter os sentimentos, ele tem que aprender a permiti-los na consciência, a aceitar a sua existência, a deixá-los estar e observá-los, a encontrá-los sem medo." (Pw 165)


E como seria isso? Como é sentir os sentimentos sem agir através deles? Permitir a existência deles não seria se acomodar a eles?
São muitos conceitos errôneos e muitas dúvidas que acabam por reforçar nossa escolha por continuar a conter as emoções e suprimi-las da consciência. Vou propor que pensemos na consciência como uma claridade acessível. A claridade faz com que você veja o que acontece e apenas acompanhe, com os sentidos aguçados, o que está acontecendo. Quando você decide bloquear essa claridade é como se o fato de você não enxergar, significasse que não está acontecendo. Isso não é verdade. Aceitar em consciência é estar junto, presente, acompanhando, respirando, sabendo que as emoções seguem um fluxo, como o fluxo do ar e do sangue dentro de nós, que seguem seus cursos, sem seu controle. Claro que se trata de um processo. As práticas de meditação, terapias, dinâmicas em grupo e atendimentos individuais ajudam muito.



Trechos da Pw 165
Imagens do Google

"Aqueles seres humanos cujo desenvolvimento geral os faz maduros e prontos para a realização do seu Âmago Divino devem agora desaprender, ou re-aprender de uma maneira nova. Uma nova estrutura de equilíbrio tem que ser estabelecida." (Pw 165)






Nenhum comentário:

Postar um comentário