sexta-feira, 28 de junho de 2013

A alma clama!

Há momentos em que estou bem identificada com meu eu rebelde, intempestivo, que está insatisfeito e clama por mudança. Os manifestos dos concidadãos nas ruas do país, durante esse mês de junho, revelaram mais agudamente essa tendência em mim também. Como trabalho com foco no individual para buscar a compreensão da minha tarefa no coletivo, procurei esclarecimento em textos do Pathwork e me senti atendida na palestra Pw 145, segue.






" O Self Universal frequentemente contradiz regras externas que provém do ego-self da humanidade. Portanto, não importa o quanto as pessoas se rebelem contra o conformismo e as leis sociais, eles ainda se encontram confinados no interior do ego-self, profundamente imersos no seu conflito dualista entre o conformismo e a submissão que ele requer, e a rebelião e o desafio." (Pw 145)


Entendi que abrigo esse conflito em mim, quando entendo que só há essas duas formas de atitude... ou me submeto ou me rebelo. Continuo aqui me sentindo confinada, já que estou presa a apenas duas alternativas. Na verdade as duas atitudes podem estar à serviço da "verdadeira mudança" ou da manutenção da "falsa ordem". Quando estou identificada com a rebeldia posso então investigar de onde ela vem, qual sua intenção, o que diz da minha realidade interna projetada na externa.





"A Verdadeira emancipação das regras externas do ego não exige nem conformismo, nem rebelião. Ela age sobre valores internos que podem ou não coincidir com os ditames da sociedade. Em nenhum desses casos a pessoa que usa valores internos vai ser prejudicada. Ela vai tornar-se mais íntegra, mesmo que esteja passando por um tumulto temporário." (Pw 145)


Através desse trecho entendo que quando me movo livremente, atendendo ao anseio do Self Universal em mim não me preocupo em estar de acordo ou não com as limitações do meu ego, ou do ego da sociedade, pois os valores que estão dirigindo as ações são valores de união e cooperação, e o resultado inevitável é a integridade do ser.





"A chave não está tão escondida, como possa parecer. Basta perguntar se você está motivado pelo amor e pela verdade e se fez um compromisso integral com um curso de honestidade e integridade nesta questão específica, sem se importar com a opinião pública". (Pw 145)




Trechos da Pw 145
Imagens do google


Nenhum comentário:

Postar um comentário