quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Sintetizando-se


"Fazer uma síntese é sempre uma boa forma de facilitar o aprendizado de algum conteúdo. Quando comecei a gostar de explorar meus conteúdos inconscientes percebi a importância da síntese também nessa experiência. Então a dica é: faça um breve levantamento das questões que estão mobilizando suas faculdades nesse momento e objetivamente escreva como está você na vida agora."





“A atitude ideal é combinar o espírito ativo da busca das próprias causas interiores com a atitude descontraída de, no momento, aceitar o indesejado, com a plena compreensão de que a infelicidade, que a própria pessoa gerou, tem valor terapêutico.” (PW 082)


Quando nos movemos nessa busca de forma suave e respeitosa, começamos a experimentar que não há necessidade de sofrer com as circunstâncias desfavoráveis do momento. A dor da limitação momentânea tem o objetivo de nos "despertar" para a falta verdadeira por trás da circunstância aparente. E vivenciar a dor verdadeira libera a compreensão da sua natureza transitória.





No envolvimento com nossos sentimentos e emoções há uma dificuldade natural em sintetizar o momento, porque a identificação com um aspecto dificulta a visão do todo. Então, não é recomendado forçar uma ação nesse sentido. Nesse instante apenas respirar as emoções e os sentimentos e lhes garantir um espaço interno na consciência, talvez seja o suficiente. Depois de uma desidentificação, que acontece com o processo pessoal de auto-observação consciente, ai sim cabe a síntese. A clareza que uma síntese pessoal oferece tem a força de uma flecha que se lança num alvo definido.


“Cada passo que vocês dão em direção a seu interior, gera nova energia.” (PW 195)

Reflexões e Trechos das Pw 082 e 195
Imagens do Google




Nenhum comentário:

Postar um comentário