quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Alguns aspectos do Amor

Há um capítulo, o de número 16, do livro "O Caminho para o Eu Real", de Eva Pierrakos, que considero fundamental para a compreensão de um dos motivos que nos instiga inconscientemente a repelir o amor. É desse tema que trato nesta postagem. É uma proposta diferente de encararmos o que pode acontecer a qualquer um de nós, no íntimo. E como o próprio Pathwork nos orienta, não tome como verdade... perceba, examine, avalie, convide sua consciência, questione e veja se acontece e como é que acontece na sua experiência pessoal.






"O amor não é um mandamento, e sim a maior de todas as liberdades. É um movimento espontâneo de alma do eu interior e acontece naturalmente, como resultado de determinadas condições da personalidade, como saúde psíquica, entendimento e conceitos interiores corretos e correntes da alma que estão em harmonia com correntes universais." 

Ou seja, a ideia do amor é de um movimento natural espontâneo que acontece como fruto de um bem estar interior da personalidade que apresenta-se em integração com a vida, com seu curso em fluxo.






"Um dos obstáculos fundamentais é a conotação de que amar vai contra o interesse próprio. Isso está implícito no próprio fato de que a religião faz do amor um mandamento, e muitas vezes menciona a esse respeito a importância do sacrifício, do esquecimento de si mesmo. Quando a ideia de que a total negação do eu faz parte do amor se fixa na psique, com a resistência inconsciente ao amor, é impossível que a pessoa não se defenda contra essa expansão do eu."

Quando o amor, em algum lugar dentro de nós, é encarado como uma obrigação, com a ideia de que o "eu" deve ser sacrificado, em nosso íntimo, passamos a lutar contra esse sentimento, contra essa manifestação natural. E muitas vezes a verdade temporária - do não amor -  é sacrificada em nome de uma imagem de amor ao próximo como imposição social. Inconscientemente reforça-se a resistência interna a amar.



Imagens do Google
Trechos do Cap.16 de "O Caminho para o Eu Real"


O Pathwork faz um convite para revermos crenças e imagens relacionadas ao amor, tanto quanto a estarmos atentos a sentimentos e reações emocionais que possam nos impedir de amar.







2 comentários:

  1. Olá Adriana! Tudo bem?
    Você possui o livro "Caminho para o Eu Real" em meio digital? Se sim, pode me passar, por gentileza?

    ResponderExcluir
  2. Oi Danielle, tenho alguns capítulos do livro, não o livro todo. Posso mandar o que tenho. Para qual e-mail quer que eu mande?

    Abraço!

    ResponderExcluir