quarta-feira, 19 de junho de 2013

Lei da responsabilidade pessoal




"Este é o principal elemento deste ensinamento. É o elemento fundamental que orienta o Pathwork. A primeira vista isto é às vezes difícil de aceitar. A aceitação da Lei da Responsabilidade Pessoal varre do mapa a autopiedade, a resignação, a aceitação passiva, os ressentimentos latentes contra as injustiças da vida e o famoso jogo masoquista de repisar a "queixa contra a vida"."


Só podemos vivenciar a verdade dessas palavras com a disposição para crescer e tomar posse da nossa natureza intrínseca de nos perceber criadores, tanto quanto criaturas.




"Esta Lei, porém, aparentemente tão dura, é a mais esperançosa, encorajadora, libertadora e fortalecedora de todas as verdades. Ela torna o indivíduo capaz de resolver qualquer problema que ele possa ter. Ela abre a vida com todas as suas ricas possibilidades . Ela o leva a ver as coisas sob a sua verdadeira luz e, por mais desconfortável que possa parecer à primeira vista, deixa-o por fim com muito mais respeito próprio, integridade e esperança do que a resignação às circunstâncias que se espera que a vida traga sem que o indivíduo aja."


Por que aparentemente a lei é dura? Por normalmente resistirmos a nos responsabilizar pelas insatisfações na nossa vida. De fato criamos sempre, mas nem sempre criamos de acordo com o que desejamos conscientemente e tendemos, então a atribuir as circunstâncias desagradáveis a qualquer outro, menos a nós mesmos. No entanto, quando nos abrimos a essa possibilidade começamos a reconhecer a ligação entre determinadas atitudes, pensamentos e sentimentos que abrigamos e a manifestação das "tais circunstâncias desagradáveis" e dessas constatações cada vez mais frequentes, liberamos novas forças presentes na Verdade da Criação.




"A Lei da Responsabilidade Pessoal é o princípio orientador na busca pela raiz das obstruções de uma pessoa. Pela contemplação da própria vida, especialmente da realização ou sua ausência, o indivíduo pode considerá-la como um plano imediato que delineia as áreas onde deve existir uma atitude interna correspondente responsável por uma outra."


É efetivamente libertador o reconhecimento dos diversos elos da vida, até dos aparentemente desagradáveis de se constatar. Abraço.





Trechos da palestra PW 171
Imagens do Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário