sexta-feira, 7 de junho de 2013

Vitorioso X Fracassado




Hoje trago uma reflexão a respeito da atitude em relação à vida de vencer ou fracassar. O Pathwork aborda esse tema de uma perspectiva de luta interna inconsciente entre a divisão provocada pelo desvio desses conceitos em nós. De acordo com esse conceito, ser um vitorioso significa ser implacável, egoísta, passar por cima dos outros, levar a melhor sobre eles, menosprezá-los. Não há espaço para consideração, gentileza, simpatia. Se essas emoções forem permitidas, o temido resultado é tornar-se um fracassado. Supõe-se que ser um fracassado significa altruísmo, sacrifício, bondade, gentileza, consideração. Os dois lados contêm o mesmo equívoco. Cada um teme as consequências do outro lado de sua escolha. Ambas terminam com resultados idênticos de solidão, ressentimento, auto-piedade, desprezo por si mesmo e frustração. O prejuízo está na própria luta do estado da dualidade.




Vitorioso
Fracassado

Dom


Vontade do eu

Entrega às forças universais

Energia distorcida

Excesso de atividade
Excesso de passividade
Características de apresentação / Imagem

Implacável, egoísta, menospreza o outro. Confia na realização.
Altruísta, gentil, considera o outro, permissivo. Inseguro na realização.

Tem medo de
Sentir, ser afetivo, se ver fraco e dependente.
Seus impulsos egoístas, seus ressentimentos e sua agressividade.

Pseudo-solução

Distorção do poder
Distorção do amor
O que sacrifica

Sua respeitabilidade
Sua realização
Estereótipo

O cruel
O Bobo (tonto)
Clima geral em relação à vida
“Para não ser um fracassado, tenho que ser duro com os outros e desconsidera-los.”
“Não posso ter tudo o que quero, tenho que aceitar o que tenho, sou um fracassado.”



"Ficar frente a frente com esse clima, essa expectativa interior da vida é um passo da maior importância na evolução de uma pessoa. O resultado dessa transição é renunciar a essa escolha limitada. Significa conhecer a verdade de que uma coisa não exclui a outra, de que tanto o amor quanto a auto-afirmação são possíveis e interdependentes."






"Para concretizar essa integração, transcender a limitação do ou/ou, é importante entender e expressar o equilíbrio adequado entre o eu e os poderes universais, constantemente em ação em qualquer processo criativo. É necessário haver compromisso total e irrestrito."

Para entender o equilíbrio adequado é necessário entender a função de ambos:

1 – Função do eu: querer o que é direito e construtivo (é preciso trazer à consciência o medo do resultado desejado com todas as suas dúvidas inconscientes, reservas, limitações e desejos opostos).
2 – Função dos poderes universais: ordenar a auto-regulação e responder à direção fixada pela consciência.





“Na medida em que a verdade é encarada e entendida, vocês passam a ser criadores de sua própria vida, e assim dão prosseguimento ao processo criativo do universo. Não há limite para até onde vocês podem ir na expressão da beleza, sabedoria, felicidade, realização, produtividade – para vocês e para os outros. Na medida em que vocês se livram desses conceitos ou/ou, nessa mesma medida o medo cede lugar à verdade, e nessa mesma medida vocês se expandem."

Imagem do livro "Mãos de Luz" extraída do google

Reflexões e trechos da palestra Pw 129 - Pathwork
Imagens do google




Nenhum comentário:

Postar um comentário