quarta-feira, 12 de junho de 2013

Limpeza e alimento para a alma



“Limpem a alma como vocês limpam o corpo. E isso deve ser feito todos os dias. Todos os dias recapitulem o dia que passou e examinem suas reações aos diversos episódios ocorridos naquele dia. Esta é a única forma de limpar o espírito, a alma. Somente assim vocês ficarão abertos e receptivos ao alimento adequado, para poderem crescer espiritualmente todos os dias. Com essa atitude, nada que acontecer poderá deprimi-los.”


Com essa frase entendo que o Pathwork nos orienta primeiro a nos esvaziar dos excessos, do que não nos serve, dos dejetos diários para estarmos abertos ao alimento que efetivamente há de nutrir nossa alma. Em que consiste a limpeza? Todo dia recebemos estímulos de circunstâncias externas às quais respondemos com pensamentos, sentimentos/emoções e ações. A proposta é que estejamos conscientes de como reagimos às situações que nos causam algum desconforto emocional. Os desconfortos emocionais, quaisquer que sejam, servem como sinal de impureza. E a impureza é a oportunidade de aprendizado da alma. Então, a orientação é olhar com otimismo para as próprias falhas, os sentimentos desagradáveis, os pensamentos mesquinhos e as situações desarmônicas e perguntar: O que é mesmo que preciso aprender com isso? Qual o significado disso?




Ao olharmos para cada situação com essa perspectiva, estamos abrindo espaço para o que acontece, sem exigências e expectativas e sim em uma atitude de curiosidade e interesse para com a vida do jeito que ela se apresenta. Essa escolha promove o espaço necessário para que possamos receber o alimento adequado à nossa alma naquele exato momento. As frustrações do dia a dia nos movem a procurar superação para nossas insatisfações, caso estejamos dispostos a procurar qual é a real necessidade da alma que não está sendo atendida, então torna-se mais fácil ir atrás do alimento específico. Então o Pathwork recomenda leituras, palestras e conversas, preces e meditação como forma de buscar deliberadamente o alimento espiritual.


“Portanto a nutrição espiritual é de um lado, ouvir palestras, ler a literatura adequada e também conversar com pessoas que sabem mais do que você. E, por outro lado, a nutrição espiritual é a prece e a meditação da maneira correta. Também nesse caso é preciso lutar consigo mesmo para vencer a resistência.”





A força vital está disponível, basta que nossa intenção seja sincera e honesta e de acordo com as Leis Divinas.


“Quando vocês mobilizam a sua força de vontade, para usá-la acima de tudo de acordo com a vontade de Deus, vocês ficam com a combinação certa de atividade e passividade, de iniciativa e desprendimento. Sempre que é correto usarem de força para lutar, para superar, para serem ativos, vocês terão força suficiente para fazê-lo. Vocês terão o apoio do mundo dos espíritos de Deus para ajudá-los.”




Trechos da Pw 016 - Pathwork
Imagens do Google



Nenhum comentário:

Postar um comentário