domingo, 16 de junho de 2013

O crescimento espiritual é orgânico, você confia?




"O crescimento é um movimento criativo construtivo. As energias são liberadas a cada fase de crescimento. Quando há interrupção ou resistência a esse movimento, crises são geradas como forma de desobstrução ao processo."


Aqui o Pathwork se refere ao crescimento de forma geral. O crescimento espiritual que podemos constatar através dos crescimentos físicos, emocionais, psicológicos. É uma proposta libertadora encarar as crises pessoais ou coletivas, como formas de desobstrução desse processo organicamente saudável que é o crescimento.




“Sempre que a consciência está aberta, está com a verdade, é positiva, está de acordo com a lei divina, as energias se movem natural e harmoniosamente. Sempre que a consciência é contrária à verdade, à realidade divina, as energias são invertidas e nesse ponto se voltam, aparentemente contra o próprio eu.” 


Ou seja, em última análise, quando o eu está sofrendo mal estar, pode procurar e investigar: onde está a verdade? Em que ponto ou de que jeito estou me negando ao processo orgânico de crescimento? De que forma posso estar aprisionando o mover natural das energias? Qual o medo do momento?





“Esse é um processo que abarca todos os seres, toda a criação. O que se aplica à entidade individual aplica-se da mesma forma ao planeta. Já disse muitas vezes que o planeta Terra é uma entidade e que as mesmas leis de crescimento, os mesmos estágios e fases e períodos de desenvolvimento se aplicam ao planeta e ao indivíduo.”





“Vocês precisam adquirir a força de caráter para resistir à tentação, antes de poderem perceber que nada é sacrificado ao crescer, porque o interesse real de vocês jamais pode ser diferente do interesse dos outros.”


Estar em verdade, ser honesto consigo mesmo exige uma certa dose de coragem e força de caráter. Se pensarmos em nosso crescimento da fase infantil para a adulta, em termos de crescimento físico, psicológico e emocional, muitas vezes podemos perceber que na juventude, período de transição, podemos acreditar que crescer é sacrificante pois exige abrir mão de ser cuidado como em criança éramos. No entanto, o crescimento é libertador e o jovem também anseia por isso. Estar compromissado com a vida não é sacrifício algum, até porque quando nos comprometemos, com o máximo da nossa responsabilidade, nos sentimos livres para atender nossas necessidades legítimas, que nunca estão conflitantes com os interesses dos outros, pelo contrário, estão a favor e em harmonia. Pois, o crescimento da humanidade segue os mesmo princípios e direcionamento das energias orgânicas desse processo. Que possamos confiar mais a cada dia em nosso crescimento espiritual, enquanto humanidade. Abraço.



Trechos da Pw 227 - Pathwork
Imagens do Google



Nenhum comentário:

Postar um comentário